A casa do PHP

07 setembro 2006

XGL e compiz

Vou ficar devendo um post de como instalar ambos, já que este post é apenas para deixar você com vontade de fazer isso!

Falando sério. Instalei o Suse 10.1. Fiz uma instalação nova, mesmo tendo o 10.0 antes. Sempre achei que instalações novas funcionam melhor do que atualizações. E fiz isso apenas com o primeiro CD, já que copiar 5 cds com conexão discada não dá!. Depois de instalar o primeiro cd e ter um servidor gráfico funcionando com o fvwm, instalei o smart, e dai comecei a colocar o meu linux do jeito que eu gosto, o seja, com o kde(tenho que instalar os pacotes do gnome para aprende-lo).Comecei a colocar aqui que eu realmente queria.

Para colocar a dupla xgl e compiz funcionando dá um pouquinho de trabalho, mas você não tem que compilar nada, apenas instalar os pacotes e mudar algumas configurações, mas tem que instalar os drivers da sua placa de video antes, no meu caso da minha FX5200.

Depois de tudo funcionando, fica muito lindo!!. Sério. Entre as mudanças que acontecem: para trocas as areas de trabalho, você pode usar CTRL+ALT+seta esquerda ou direita, mas a troca é feita em um cubo em tres dimensões, você pode fazer isso também pressionando CTRL+ALT+o botão esquerdo do mouse, o que te dá uma liberdade maior para girar o cubo. Tem mais. Pressionando a tecla super(que nome estranho para aquela tecla que tem o simpolo do windows) e movendo a roda do mouse, você pode mudar a transparência para a janela. Tem um efeito muito interresante ao maximizar/minimizar as janelas, parece que elas saem da barra de ferramentas(aquela barra que tem em baixo do desktop do kde) e voltam para lá, elas não simplesmente somem e aparecem da tela. mais um efeito ao restaurar/maximizar a janela, so não sei descrever, mas é bonito. Que mais que falta? Já sei. Esperimente pressionar o botão esquerdo na barra do titulo da janela e mexe-la. A janela fica toda mole, como um colchão dagua. tem mais dois efeitos, um ao pressional alt+tab para trocar entra as janelas, a janela selecionada aparece de forma tranparente, e também um efeito em todos os menus, eles parecem pular para fora!

Se você estiver usando Linux, principalmente em casa, recomendo muito que você instale a dupla XGL+compiz!

Até o próximo post, que desta vez realmente prometo que vai ser sobre a tradução do PHP-Gtk2(e ainda esta semana!)