A casa do PHP

22 agosto 2006

A saga dos gerenciadores de download no linux.

Quando usava o windows para acessar a internet, sempre usei o getright, porque acho ele bom e tem melhorado a cada versão. Ainda não experimentei a versão 6. Sabe aquele programa que tem exatamente o que você precisa? Assim me sinto com ele.

Agora estou usando o linux(Suse 10.0) que adoro. Mas continuando, faz bastante tempo que uso o linux, mas não conseguia acessar a internet com ele(embora eu tenha ficado muito tempo sem internet) porque não conseguia fazer o meu modem funcionar. Recentemente eu usei o kurumim 6 e com ele funcionava meu modem(hsp56amr), então estudei como funcionava e fiz funcionar no SUSE.

Para usar a internet, experimentei o konqueror, mas não gostei muito, agora estou usando o Firefox(que também tem uma versão para windows) e gostei muito. Como costumo baixar muitos arquivos da internet, comecei a procurar um gerenciador de download, instalei vários usando o smart, mas não gostei de nenhum.

gwget: trava muito, por exemplo, se estiver baixando um arquivo e pausar o download, esta feito, tem que matar o processo(ctrl+alt+esc), mas ainda deixa um processo do wget ativo.

xdownloader: melhor que o wget, mas ainda trava de vez em quando, embora tenha uns poucos recursos a mais.

kget: um dos mais simples entre os que eu experimentei. Falta para ele vários recursos que tem no getright, como por exemplo, poder escolher a ordem dos downloads. Mas tem o pessimo habito de simplesmente sumir com o seus downloads. estava copiando um cd inteiro, e após 28 horas copiando(faltando umas 12), ele simplesmente sumiu com o meu download.

wget: para quem não tem medo de usar a linha de comando, essa é a minha recomendação. A dica é você não esquecer de usar a opção -c que faz que o download seja continuado, se não ele vai recomeçar.

Para o firefox existe uma extensão chamada DownloadThenAll, que funciona como um gerenciador de downloads, bastante completo e funciona muito bem, sendo o que eu recomendo para usar, apenas que você precisa estar com o firefox aberto para poder usar, então não chega a ser um gerenciador de downloads de verdade.

Qual a sua opnião sobre este assunto? Recomenda algum outro? Sei que existem bons gerenciadores em linha de comando, como o wget, curl, aria2. Vou experimenta-los e fazer um post sobre eles mais tarde.

O que você acha que um gerenciador de downloads precisa ter? Minha lista:

  1. Possibilidade de pausar e resumir um download, assim como continuar de onde parou por qualquer motivo.
  2. Poder escolher a ordem que os arquivos são baixados.
  3. Poder abrir um pagina e escolher quais itens você quer baixar dela.
  4. Poder salvar a lista de downloads e poder importar uma lista.
  5. Poder adicionar uma lista de downloads em sequencia numerada.
  6. Poder passar o arquivo baixado automaticamente pelo antivirus.

Já que programo em php-gtk, acho que vou criar um gerenciador de download para mim. Vou ver o que fica melhor, se usar o modulo curl ou usar um programa em linha de comando como o proprio curl ou o wget.

Obs: o post de amanha vai ser sobre a tradução do manual do php